Hoje, falaremos da importância das associações, sejam elas comunitárias, empresariais ou institucionais e etc.
Muitas vezes o indivíduo sozinho, empreendedor ou um líder, tem até vontade de trazer benefícios para sua comunidade ou empresa , mas esbarra em um monte de dificuldades e portas fechadas, que impossibilitam trazer esses benefícios para quem tanto precisa, mas quando esses indivíduos se juntam e formam uma associação, sua representatividade se torna forte, abrindo portas que muitas vezes permaneceriam fechadas quando tentavam sozinho resolver as situações.
Em Guarapari na zona rural encontramos a Associação Rede Além do Mar, uma associação que tem por objetivo fomentar o turismo rural no município, de forma consciente, trazendo benefícios para as comunidades locais e conscientização para os moradores no que tange ao cuidado com o meio ambiente e com a sustentabilidade.
Essa associação, teve início em 2021,em um seminário quando 15 empresários no segmento de turismo decidiram se juntar, e juntos buscar oportunidades para suas comunidades, a associação tem entre os seus associados restaurantes, sítios para locação, pousadas, agroindústrias, artesãos e vários produtores rurais, que juntos buscam melhorias através de conhecimento a respeito de atendimento, sua produção, e seus empreendimentos.
Para que aprimorar esse conhecimento, foi através do Senar, do Sebrae, e da Prefeitura de Guarapari que conseguiram trazer os cursos e consultorias individuais até as comunidades e os empreendimentos. A maior dificuldade do produtor rural é deixar a propriedade para buscar o conhecimento, uma vez que as propriedades possuem pouca mão de obra, e o deslocamento muitas vezes é difícil ou impossível, pois algumas comunidades, não tem transporte ou quando tem os horários não favorecem as comunidades.
A associação Rede Além do Mar, promove algumas ações como eventos participação em feiras, participação em conselhos e através de parcerias eventos como a Corrida da Rota da Ferradura, e a Ecobike que trouxeram visibilidade para algumas comunidades, assim como nas caminhadas ecológicas promovidas, assim é possível compartilhar as necessidades de cada comunidade representada por essa associação, uma vez que a mesma representa várias comunidades entre seus associados e empreendimentos.
Como visão, a associação pretende fazer com que o produtor rural possa viver com dignidade da sua terra, do seu empreendimento, do seu serviço, e dos seus produtos. Buscando parcerias descobriram que podem ajudar mais pessoas e mais comunidades, a busca pela promoção de eventos na região, possibilita ainda mais o uso do serviços locais, gerando receitas nas comunidades.
Descobriram que juntos podem ir mais longe, porque são mais pessoas com ideias, projetando o bem comum de todos. Procuram promover junto ao poder público a constância das manutenções das estradas possibilitando o acesso às propriedades.
O turismo Rural é uma atividade que muito tem atraído os turistas pois em meio à natureza se encontra paz, tranquilidade e um acolhimento que só acontece, quando este produtor rural, se sente valorizado e respeitado como ser humano, fazendo com que o seu município, cresça de forma satisfatória e capaz. Parte dos associados, tem seus empreendimentos e serviços na Rota da Ferradura, outros na Rota das Águas, uma rota em início de formação, assim como a Rota Vale dos Quilombos, e outras comunidades como Lagoa Dourada, onde se trabalha o turismo urbano/rural, pois as propriedades são pequenas, mas com grande potencial turístico.
A associação tem buscado parcerias com outros setores, como esporte e cultura, participando de eventos na zona urbana de Guarapari, divulgando todo potencial que o turismo rural deste município tem para oferecer. Em Dezembro a associação estará presente com seus produtos no Evento Mulheres Empreendedoras, representando essa classe que tem crescido e fortalecido o Agro.
E por falar em Agro, a maioria das associadas, da Rede Além do Mar, fazem parte do Mulheres em Campo um treinamento específico para elas, e juntas com outras mulheres do Espírito Santo, estiveram presente no Elas no Agro, um evento para mais de duas mil mulheres no Centro de eventos Steffens dia 31/10/24, mostrando que essa classe se apresenta para fazer com que suas propriedades e serviços sejam cada vez, eficazes, profissionais e aperfeiçoados.
Por isso é importante estar num grupo que te represente, que represente o seu empreendimento que represente as suas crenças, que represente as suas necessidades mas principalmente que te respeite e te ouça, fazendo o possível para que essas necessidades possam ser sanadas através de um esforço conjunto, onde cada um é parte do corpo, e que nenhum membro é menor ou maior que os outros pois ambos se completam, se ajudam e crescem juntos. Trabalhar em equipe, buscar soluções, oportunidades e ver essa associação crescendo forte, com objetivos claros, tem atraído novos associados, assim essa força se renova e a representatividade da Associação permanece.
Se você tem um empreendimento na zona rural de Guarapari, trabalha ou pretende trabalhar com Turismo e cansou de trabalhar sozinho, junte se a uma associação, e cresçam juntos.
Caro leitor, visite o turismo rural de Guarapari.
Eu sou Eunice Stoffel e lembre-se que nunca foi sorte, sempre foi Deus.
Comentários: