Portal Destaque Capixaba

Deus Seja Louvado

Notícias Câmara dos Deputados

Audiência na Câmara debate tratamento oferecido no SUS para hemofilia

Informações: Agência Câmara Notícias

Audiência na Câmara debate tratamento oferecido no SUS para hemofilia
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
SUS oferece tratamento, pacientes pedem medicamento melhor

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (18) audiência pública sobre o tratamento disponível para hemofilia no Sistema Único de Saúde (SUS).

O debate atende a pedido do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), e será realizado a partir das 10 horas, no plenário 7.

Veja a lista de convidados

A hemofilia é uma doença genética rara que impacta a coagulação sanguínea, causando sangramentos que colocam a vida em risco. Desde 2012, o Brasil disponibiliza o tratamento de profilaxia para pacientes com hemofilia grave no SUS.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Resende afirma, no entanto, que o medicamento oferecido não consegue impedir completamente os sangramentos, sobretudo os articulares. "Além disso, traz grande carga aos pacientes e familiares, pela necessidade de infusões endovenosas de 3 a 7 vezes por semana, dependendo do perfil de sangramento daquele paciente."

Novo tratamento Em 2012, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) incluiu, entre os tratamentos que podem ser oferecidos no sistema público, fatores de coagulação de longa duração.

"Esses produtos deveriam ter sido distribuídos aos pacientes em agosto do mesmo ano, no entanto, mesmo passados mais de 500 dias, ainda não estão disponíveis", criticou Resende.

Em janeiro deste ano, a Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia criou um manifesto que conta com mais de 7.500 assinaturas, para solicitar a compra e distribuição dos produtos já incorporados.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Comentários: