Portal Destaque Capixaba

Deus Seja Louvado

Notícias Estado

Evento reúne gestores para discutir mudanças nas transferências especiais

Governo do Estado do Espírito Santo

Evento reúne gestores para discutir mudanças nas transferências especiais
Governo do Estado do Espírito Santo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Subsecretaria do Tesouro Estadual, realizou, nessa terça-feira (11), uma reunião para capacitar gestores estaduais sobre as recentes mudanças nas transferências especiais. O evento reuniu 40 representantes de órgãos e entidades da administração pública estadual, além da participação especial do secretário de Finanças e do secretário de Administração do município de Apiacá, que buscaram compreender melhor o tema e os novos desafios da sua implementação.

O encontro abordou a importância do cumprimento das obrigações legais e dos requisitos de transparência, especialmente após as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceram a necessidade de aprovação prévia dos planos de trabalho como condição essencial para a execução dos recursos das transferências especiais. Essa nova exigência tem impactado significativamente a gestão desses repasses, exigindo maior organização e eficiência por parte dos entes estaduais e municipais.

Para o subsecretário e consultor do Tesouro Estadual Daniel Corrêa, capacitações como essa são fundamentais não apenas para garantir que o Espírito Santo continue recebendo esses recursos para financiar políticas públicas, mas também para assegurar a correta aplicação e prestação de contas. “Esses encontros fortalecem a transparência e o controle social. A sociedade tem voltado cada vez mais sua atenção para o uso dos recursos públicos, o que torna essencial a adoção de boas práticas de gestão e conformidade”, afirmou Daniel Corrêa.

Continua depois da publicidade

Leia Também:

Outro ponto de destaque do evento foi a posição de liderança do Espírito Santo no cenário nacional, sendo um dos estados mais eficientes no envio dos planos de trabalho. Dados do Transferegov indicam que o Estado apresenta uma das menores proporções de planos em complementação, refletindo a capacidade dos gestores capixabas em atender rapidamente às exigências federais e acelerar a execução dos recursos. Essa análise foi apresentada pelo consultor do Tesouro Estadual Eduardo Araújo, que coordena o tema das transferências especiais no Estado.

“Esse bom desempenho está diretamente relacionado à atuação da Secretaria da Fazenda na coordenação dos processos e na regulamentação estadual, além do fortalecimento da Rede de Líderes Públicos, que conecta gestores estaduais e municipais dos 78 municípios capixabas”, destacou Eduardo Araújo. Ele observou ainda que a estratégia de compartilhamento de informações e capacitação em rede tem sido um dos principais fatores responsáveis pela rápida adequação do Espírito Santo às novas exigências, garantindo maior agilidade e segurança na execução dos recursos.

Saiba mais sobre as transferências especiais

As transferências especiais, conhecidas como “emendas PIX”, foram instituídas pela Emenda Constitucional nº 105/2019 e regulamentadas por normativas federais. Elas permitem que recursos de emendas parlamentares individuais sejam repassados diretamente aos estados e municípios, sem a necessidade de convênios, desde que pelo menos 70% sejam destinados a investimentos e que não sejam aplicados em despesas com pessoal.

Além disso, esses recursos não exigem comprovação prévia de regularidade, podem ser incorporados ao orçamento do ente recebedor e são transferidos a fundo perdido, sem necessidade de reembolso pelos beneficiários.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br 

FONTE/CRÉDITOS: SECOM
Comentários: