Portal Destaque Capixaba

Aguarde, carregando...

Deus Seja Louvado

Destaque Alternativo

NR-1: capacitação é chave contra riscos psicossociais

A prorrogação do prazo para adequação à NR-01 pelo MTE reforça a urgência de capacitar empresas e trabalhadores. O foco da atualização está na gestão de riscos ocupacionais, com ênfase crescente na identificação e prevenção dos riscos psicossociais, como estresse, assédio e esgotamento. A medida visa promover um ambiente de trabalho mais saudável e prevenir agravos à saúde mental, com cursos já disponíveis no mercado

Por
NR-1: capacitação é chave contra riscos psicossociais
Atualização da NR-01
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prorrogou o prazo para adequação à Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece as disposições gerais de segurança e saúde no trabalho. Mais do que um adiamento, a medida acende um alerta sobre a necessidade crítica de as empresas se capacitarem, especialmente para gerir os riscos psicossociais no ambiente laboral.

A atualização da norma-base impacta todos os setores, introduzindo uma ênfase significativa na gestão de riscos ocupacionais, que agora inclui de forma explícita a avaliação e o controle de fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores. Isso abrange a prevenção de estresse crônico, assédio moral, síndrome de burnout e outros agravos psicossociais, que são grandes causadores de afastamentos e redução da produtividade.

Segundo especialistas, a prorrogação é uma oportunidade para ir além do compliance e construir uma cultura de prevenção sólida. “A NR-1 exige que as empresas façam a gestão dos riscos psicossociais, garantindo um ambiente de trabalho mentalmente saudável. Ela deixa claro que a capacitação deve preparar empregadores e trabalhadores não apenas para riscos físicos, mas também para identificar e mitigar os riscos psicossociais”, destaca Caroline Zimmermann, técnica em segurança no trabalho e pedagoga especialista em educação a distância do INBRAEP. “Isso exige que as empresas revisem seus cronogramas de treinamento para incluir essa dimensão crucial da saúde ocupacional”, complementa.

Leia Também:

Publicação recente da Fundacentro alerta que ações superficiais direcionadas aos adoecimentos mentais relacionados ao trabalho são insuficientes e defende a implementação de medidas estruturais nas organizações. Segundo ela, a adoção dessas práticas está associada à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para atender a essa demanda, o mercado de capacitação já oferece cursos alinhados às novas diretrizes. O INBRAEP, por exemplo, estruturou seu curso da NR-1 para contemplar a gestão integrada de riscos, com módulos específicos sobre saúde mental no trabalho, políticas de prevenção ao assédio e técnicas para promover um ambiente psicologicamente seguro.

O INBRAEP é uma instituição de treinamentos de segurança e saúde no trabalho que oferece cursos online reconhecidos nacionalmente. Seus programas são constantemente atualizados para atender à legislação, com foco em capacitar empresas e trabalhadores para os desafios contemporâneos, incluindo a gestão de riscos psicossociais.



Website: https://inbraep.com.br/
FONTE/CRÉDITOS: DINO
Comentários:
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR