É muito mais legal aprender brincado. É dessa forma que os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mariuza Secchin, em Nova Rosa da Penha, recebem instruções para um trânsito mais organizado e seguro. Esse é o projeto Escola em Trânsito, da Gerência de Trânsito e Coordenação de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes).
Os alunos aprendem de forma lúdica e, por meio do diálogo com fantoches, os agentes de trânsito ensinam as cores do semáforo, o que não se pode fazer enquanto dirige, travessia na faixa de pedestres, o significado das placas, entre outras regras.
"Foi um momento de grande aprendizagem para nossos pequenos, onde puderam aprender na prática muitas coisas legais e se divertiram com o mascotinho Zé Vitinho e sua turma. Nossos alunos amaram e vocês fizeram a diferença na vida deles", destacou Thatiana Marinho, diretora da Emef Mariuza Sechin.
O coordenador de Educação para o Trânsito de Cariacica, Joel Nascimento Freire, ressaltou que o projeto nas escolas receberá adaptações. "Para atender melhor as crianças estamos preparando novos cenários, equipamentos eletrônicos e novas metodologias. Vamos ampliar esse trabalho atendendo de forma eficiente escolas e empresas que solicitam palestras".
A próxima apresentação será na terça, 22 de agosto, às 10 e às 14h, na Estação de Ciências e Escola do Campo em Tempo Integral (ECECTI) Maragrete Cruz Pereira, em Roda D'Água.
Como agendar
As atividades com a equipe de Educação para o Trânsito podem ser solicitadas pelo telefone 3354-5835 ou on-line. Neste caso, basta preencher o formulário de solicitação de Ação em Escolas e Empresas (abaixo) e encaminhar para o e-mail transito@cariacica.es.gov.br.
A equipe é formada por agentes de trânsito que fazem palestras ou apresentam teatros de fantoches.
Clique aqui para preencher o formulário de solicitação de Ação em Escolas e Empresas.
Comentários: