A Prefeitura de Alfredo Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará a primeira edição da Olimpíada Alfredense de Matemática (OLIAMAT), iniciativa voltada aos estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
A competição tem como objetivo incentivar a aprendizagem da Matemática, desenvolver o raciocínio lógico, despertar o interesse dos estudantes pela disciplina e valorizar o conhecimento por meio de uma experiência educativa e motivadora.
A OLIAMAT será dividida em quatro categorias: Nível I (3º ano), Nível II (4º e 5º anos), Nível III (6º e 7º anos) e Nível IV (8º e 9º anos).
A primeira fase acontecerá no dia 07 de julho e contará com a participação de todos os estudantes do 3º ao 9º ano da rede municipal. Os cerca de 20% melhores colocados de cada nível avançarão para a segunda fase, prevista para outubro.
Após a conclusão das duas etapas, os estudantes com melhor desempenho serão premiados. Ao todo, 15 alunos de cada nível receberão reconhecimento pelos resultados alcançados. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro, na sede do município, reunindo estudantes, familiares, educadores e autoridades municipais.
A coordenação geral da olimpíada é realizada pelo professor Luiz Carlos Alves da Silva, com acompanhamento da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, representada pelos servidores Rodrigo Kuhn e Martha Ferreira da Silva Ragazzi.
Para a secretária municipal de Educação, Sônia Francisco Klein, a OLIAMAT representa um importante investimento no futuro dos estudantes e do município.“Estamos iniciando uma nova etapa na educação de Alfredo Chaves. A OLIAMAT foi criada para incentivar nossos alunos a desenvolverem seus talentos, acreditarem em seu potencial e buscarem cada vez mais conhecimento. Mais do que uma competição, é uma oportunidade de crescimento e aprendizado para todos”, destacou.
O professor coordenador classifica a iniciativa como uma oportunidade para ampliar oportunidades acadêmicas. "As olimpíadas de Matemática vão além do aprendizado da disciplina. Elas desenvolvem habilidades importantes, como raciocínio lógico e resolução de problemas, além de ampliarem oportunidades acadêmicas, já que diversas universidades utilizam o desempenho em competições científicas como critério de acesso ao ensino superior”, afirma Luiz Carlos.
A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que a olimpíada se consolide nos próximos anos como uma importante ferramenta de incentivo ao desempenho acadêmico, fortalecendo a qualidade do ensino e estimulando o protagonismo dos estudantes alfredenses.
por Dirceu Cetto | Foto: Arquivo PMAC
Comentários: