Na manhã desta sexta-feira (22/9) quem esteve no Centro de Linhares presenciou a alegria dos alunos e familiares, profissionais das escolas, de entidades e instituições do Município, durante a 10ª Caminhada da Inclusão – “Direitos humanos, acessibilidade e inclusão”. Os participantes chamaram atenção para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Dia Nacional dos Cegos, o Dia Nacional do Surdo e o Dia Mundial da Surdez, lembrado no mês do “Setembro Verde”.
Beatriz Pinhatão Pinha Rainha estava acompanhada do filho Frantchescu, 5 anos, autista, que é aluno do Ceim Wenderson Nico de Freitas, no Córrego Farias. “É gratificante ver tantas pessoas participando dessa caminhada, que existem pessoas se mobilizando para esse momento. A nossa luta é para a inclusão dos nossos filhos e vim prestigiar esse momento”, disse.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Linhares, por meio do setor de Educação Especial, e a abertura foi com os músicos do Projeto Cantarolar, da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, destacou que esse movimento é histórico e uma luta de todos, sociedade e poder público.
“Tivemos muitos avanços, mas percebemos o quanto ainda temos que nos mobilizar neste processo de inclusão. O Setembro Verde, assim como essa caminhada, representa a esperança que precisamos ter para vencermos todos os desafios. Está acontecendo um movimento de mudança, e o dia de hoje simboliza a esperança de alcançarmos ainda mais a inclusão social, e esta luta precisa ser contínua e ininterrupta para garantirmos a implementação desta política”, comentou a secretária de Educação.
Maria da Penha Soeiro Miranda, de Baixo Quartel, passava pelo centro da cidade quando acontecia a caminhada. “Meu filho já participou desta caminhada, que vem para conscientizar a todos de que a pessoa com deficiência também precisa de espaço. Fico emocionada, pois nossa luta é diária”, comentou Maria da Penha, que é mãe de um jovem autista e deficiente visual.
A caminhada contou com a parceria do Ifes Campus Linhares, da Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil), do Conselho da Pessoa com Deficiência, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Sociedade Pestalozzi de Linhares e do Governo do Estado do Espírito Santo.
Sobre Setembro Verde
A campanha Setembro Verde teve início em 2015, com o objetivo de tornar o mês de setembro o da visibilidade e luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
O mês de setembro foi escolhido devido ao fato de ser o mês em que se começa a Primavera. E, a cor verde foi escolhida porque dia 21 de setembro, Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência é, também, o Dia da Árvore no Brasil.
Comentários: