O Turismo no Espírito Santo é responsável por 7% do pib do estado e emprega 196 mil pessoas gerando renda, ocupação e oportunidades.
No Turismo Rural, um setor que está crescendo, evidenciamos as características que as localidades apresentam, como sua geografia, e em meio a esta natureza está o produtor rural, que tem a terra e dela tira o sustento da família trabalhando pesado, e o fez assim durante muitos anos.
Risotos
Mas com as capacitações os moradores do campo e da roça de um modo geral, podem vislumbrar no turismo, uma fonte de renda, podendo ser agregada a fonte de renda principal da propriedade, assim descobrem a possibilidade de viver com dignidade compartilhando com os turista estas belezas locais.
Massas
O turismo que atende as necessidades do turista, é construído por quatro pilares, onde dormir, onde comer, o que visitar e onde comprar. Com um projeto ousado o governo do estado do Espírito Santo através da Setur e do Senac implantaram uma grande de cursos culinários que são ministrados nas comunidades, facilitando a participação dos interessados e abrindo o conhecimento para aprendizado de culinárias de outros países, e aperfeiçoando a culinária capixaba.
Caponata de Beringela
Nos dia 2 a 5 de setembro foi ministrado o curso de culinária italiana, no AcquaMania, dentro do Restaurante Amarilo na pessoa do Zé Antônio, uma pessoa extraordinária, que cederam o espaço para realização do curso.
A instrutora cheff Regina Ribeiro, proprietária do Restaurante Regina Mares em Vila Velha, foi de um domínio de conteúdo e uma simplicidade, pois além de ensinar a cozinhar, deu vários conselhos e dicas valiosas para turma que se mostrou muito interessada em aprender, encantando a todos, pois o aprendizado extrapolou os limites da cozinha, ensinando sobre arrumação e apresentação dos pratos. Aprendemos a crer no nosso potencial, a saber que numa cozinha todos da equipe são importantes, e que cada um comprometido com sua tarefa e que um cliente satisfeito, ao final da refeição, é o melhor pagamento para quem se dedicou a preparar aqueles pratos.
Burrata de leite de Búfula
Burrata de leite de vaca produzida na zona rural de Guarapari
Não menos importante , nossos agradecimentos a SETEC que através da secretaria de turismo de Guarapari, que tem visto o potencial turístico de nossas montanhas, e tem dado ao produtor a condição de continuar no campo, atuando de forma capaz no turismo através dos conhecimentos adquiridos.
Sobremesas: Panna Cota
Tiramissu
Ah! e a turma de alunos que participaram, pessoas comprometidas, alegres, participativas , uma equipe que se entrosou rapidamente e juntos cozinharam deliciosos pratos da cozinha italiana.
Molhos, entradas, pratos principais e sobremesas, um intensivão que nos capacitou a sermos seres humanos melhores, uma troca de experiências e conhecimentos muito agradáveis.
Arancini
Caro leitor é certo que em breve, você vai saborear estas delícias da culinária italiana e outras mais, nas montanhas de Guarapari, porque o produtor rural, entendeu que a capacitação o ajudará a realizar seus sonhos e com muita dedicação, não precisará trabalhar somente no trabalho braçal e pesado o tempo todo.
Eu sou Eunice Stoffel, e lembrem se que nunca foi sorte sempre foi Deus
Comentários: